Your SEO optimized title

A arte de construir!

Home  /  Coaching  /  A arte de construir!

Este artigo já foi lido 543 vezes!

Receber um elogio sincero é muito bom! O elogio é uma ótima forma de explorarmos o nosso desenvolvimento pessoal.
O dicionário diz que elogiar significa enaltecer.
O que percebo, entretanto, é que o elogio é mais do isso: ele é uma forma de reconhecimento, ele valoriza, ele motiva, ele constrói pontes, eleva a auto-estima, melhora a qualidade dos relacionamentos.
O que ele faz mesmo, é plantar a semente do bem.
E antes que alguém confunda o que estou dizendo, já vou logo explicando que não estou me referindo a bajulação ou palavras superficiais e ditas da boca para fora – essas, ao contrário são ervas daninhas, que corroem o bem estar. Apesar de ser algo tão extraordinário, o elogio é menos frequente do que deveria ser, tendo em vista suas inúmeras qualidades.
Quantas vezes, você já identificou uma qualidade, um gesto, uma atitude em alguém que admirou e não falou a respeito.
Certamente, também você já deve ter passado por uma situação em que você ou alguém admirou uma terceira pessoa, e falou isso apenas para outrem e não para a pessoa admirada.
Ou ainda, você convive ou conviveu com determinada pessoa e nunca parou para prestar atenção aos seus gestos, atitudes, características a ponto de exteriorizar isso – só porque não pensou a respeito.
Essas três situações têm em comum o fato do elogio não ter sido fornecido e que uma grande oportunidade foi perdida de melhorar a qualidade dos relacionamentos, e tornar o dia de alguém melhor!
No entanto, quantas vezes o elogio foi substituído por uma crítica?!
O ponto que pretendo chegar é que para a maioria das pessoas é mais fácil apontar os defeitos do que as qualidades, não percebem que a diferença de padrão de comportamento influência diretamente em sua qualidade de vida e na dos outros.
Explico. É verdade que na maioria das vezes as pessoas criticam visando o bem, agem assim com o intuito de ajudar a pessoa. Ocorre que nem tudo que tem uma intenção positiva gera uma ação e/ou um resultado positivo.
A crítica, normalmente, faz o oposto do elogio, ela destrói a auto-estima, derruba pontes, desqualifica ao invés de valorizar e no final das contas não agrega muito, pois o criticado tende a se defender e a se fechar para a crítica – acaba sendo um tiro que sai pela culatra.
Se você é uma pessoa positiva que gosta de ajudar as pessoas e que quer melhorar a sua qualidade de vida e daqueles que o rodeiam, é possível que você queira mudar o foco dos seus olhares observadores para estar mais atento, às qualidades que aos defeitos.
Experimente estar mais atento às qualidades e elogiar mais, tenho certeza que com essa simples mudança de atitude a sua vida e das pessoas que convivem com você será muito melhor.
Que tal fazer um elogio para alguém assim que acabar de ler esse post – permita-se experimentar essa sensação de fazer alguém feliz, ter foco no positivo e construir relacionamentos saudáveis!
Desperte seu poder!!!
Ótimo dia!

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *